Manual do Jogador

Máscaras.
A máscara é um dos equipamentos mais importantes para o jogador, a sua utilização correta, evita danos à face, boca olhos. Toda máscara deve estar ajustada a face, sem folgas ou aberturas que exponham o jogador a riscos e ferimentos. Quando o anteparo (elástico) de suporte da máscara apresentar desgastes, ou afrouxamento o mesmo deverá ser trocado. Toda pessoa dentro do raio de alcance de um marcador deve utilizar máscara, a mesma deve ser projetada especificamente para a prática do paintball conforme a norma F1776 da ASTM Internacional.
É proibida a retirada da máscara de proteção dentro da área de combate, estando ela em atividade ou não. Não utilize máscara que esteja com a lente trincada ou rachada, ela não resistirá a disparos. Nunca faça nenhuma modificação ou adaptação na máscara, por menor que seja. Não utilize máscaras destinadas a prática do Airsoft ou Google (Óculos), pois apenas a utilização destes, não garante a integridade física do jogador.

Obs: Em alguns ambientes, devido ao alto índice de ruído, é indicada a utilização de Protetor Auricular.

Cronagem.
A Cronagem se da através da medição da velocidade de disparo do projétil (Bolinha), esta medida se dá em FPS. Nunca disparar com velocidades acima de 91,44m/s (300 FPS – pés por segundo ) para bolinhas 0,68 e acima de 12.776 m/s (370 FPS – pés por segundo) para bolinhas 0,43. Lembre-se que a troca do cano, a troca de bolinhas fabricante ou bore), influenciam no funcionamento e podem mudar a cronagem, então sempre que estes fatos ocorram é necessária à nova aferição dos valores. Sempre que for realizar a cronagem certifique-se que seu cilindro tenha o mínimo de pressão indicado para utilização do marcador, estes valores são 800PSI para marcadores que trabalham com alta pressão e 400PSI para marcadores que utilizam baixa pressão, quando o marcador é cronado com a pressão abaixo das indicadas, os valores de cronagem irão aumentar quando o cilindro for carregado.

Cilindros.
Os cilindros devem ser guardados ou armazenados em local fresco e arejado, longe de qualquer fonte de calor. Siga os avisos listados na fonte de propelente para o manuseio e reteste. Evite choques mecânicos. Nunca retire ou adultere os sistemas de proteção (lacres de segurança). Todo cilindro tem uma pressão máxima de utilização, nunca ultrapasse este valor. Não utilize outro tipo de propelente a não ser o especifico para o cilindro. Não utilize graxas, óleos ou lubrificantes a base de petróleo para a lubrificação do mesmo. Nunca recarregue cilindros que estejam com o prazo de validade do teste hidrostático vencido. Sempre que o cilindro sofrer um choque mecânico é necessário à realização de um novo teste hidrostático.

Locais de jogos.
Todo local de jogo deve possuir autorização por escrito do proprietário e o mínimo de segurança, para isto deve ser realizado inspeção prévia do local, o mesmo não deve oferecer riscos a saúde dos participantes ou pessoas que estejam no local, portanto não devem ter cacos de vidro, pregos, buracos, trincas estruturais, etc…
Todas as vezes que realizarem jogos ou eventos, as autoridades competentes deverão ser comunicadas com prévio aviso. Todas as áreas comuns a jogadores sem equipamento de proteção e espectadores devem possuir telas de proteção com no mínimo 06 (seis) metros de altura e adequadas para o fim. Sempre que alguma área de risco for encontrada a mesma deve ser corretamente identificada e isolada da área de jogo (fita zebrada ou placas indicativas), sendo assim evitando acidentes.

Comportamento e segurança.
Todo jogador de paintball deve praticar o esporte de forma inteligente e correta, primando sempre pelo “Fair Play”. Trate todo marcador como se estivesse carregado. Retire sempre as bolinhas e fonte propelente (CO² , HPA e N2)
antes da desmontagem. Nunca olhe para dentro do cano de um marcador de paintball, mesmo que ele esteja desconectado da fonte propelente (CO², HPA ou N2) e/ou desmuniciado. Mantenha o dedo fora do gatilho até que esteja pronto para atirar. Nunca aponte o marcador para alguma coisa em que você não queira atirar.
Mantenha o marcador “travado” até que esteja pronto para atirar. Mantenha o dispositivo de bloqueio barrel socks/plug no cano do marcador enquanto não se iniciar o jogo. Ao término do jogo ou quando for eliminado, recoloque para a sua segurança e dos demais. Depois de retirar do marcador fonte propelente, aponte em uma direção segura e descarregue o equipamento. Guarde o marcador descarregado e desconectado da fonte propelente (CO² , HPA ou N2) em um local seguro. Não atire em objetos frágeis, como janelas, copos e garrafas. Nunca utilize equipamentos destinados a pratica de Airsoft ou outros esportes para a prática do Paintball. Fica proibido à utilização de qualquer tipo de projétil que não seja paintball, sendo assim não podemos utilizar esferas, pedras e outros para a prática do Paintball. Não devemos nunca utilizar bolinhas de paintball resfriadas ou congeladas. O jogador que for alvejado deve somente indicar seu estado dizendo “MORTO”, erguer o marcador e se retirar assim que possível da área de jogo. Não efetue disparos no adversário além do necessário (Over Shot), caso o jogador seja atingido e não saia da área de jogo para a Safety Zone ou não acuse como atingido, o jogador prejudicado deverá solicitar a presença do Ranger para a verificação (Check Paint). Evite disparos com distância inferior a 06 (seis) metros, para estas condições aconselha-se a rendição, não havendo a possibilidade, os disparos deverão ser efetuados no tronco ou protetores do adversário. É desaconselhável a utilização de bolinhas de talco (Powderballs). Apenas marcas de tinta excluem o jogador da partida, não serão tolerados gritos, acusações, xingamentos ou outras formas de intimidação para excluir um jogador. Em todos os jogos que forem utilizados automóveis, motos e afins, é de suma importância que se tenha cautela, pois podem ocorrer atropelamentos, nunca se aproxime demais, ou fique em um ângulo que o motorista não o possa ver. Nunca realize mudanças, alterações ou adaptações em máscaras, marcadores, cilindros e demais itens, pois estas alterações podem causar danos severos à integridade física dos jogadores. Em jogos e eventos, fica proibida a utilização de bebidas alcoólicas, drogas, artefato pirotécnico, objetos cortantes, arma de fogo, arma branca, bloqueador de rádios comunicadores ou similares e contato físico entre os jogadores. No caso de qualquer contato com Forças Policiais e outras, por qualquer condição ou circunstância, calma e vagarosamente abaixe o marcador, (preferencialmente o colocando no chão), se mantenha de pé, levante as mãos, SEMPRE deixando as mãos visíveis, comunique ao policial que você é um jogador de paintball em área de jogo de paintball. Informe a organização e demais jogadores sobre a presença da Força Policial e colaborem com o que for necessário. Não expor marcadores de qualquer marca ou modelo quando não estiver em local apropriado, alguns marcadores podem ser facilmente confundidos com “Armas de fogo” e podem causar espanto ao público comum. Todo e qualquer lixo deve ser recolhido após o jogo, para que possamos garantir assim a conservação do meio ambiente.